Organização espacial das paisagens agrárias INFO>>
A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza (ONGA portuguesa), apoia a promoção das energias renováveis, mas estas têm de estar associadas a critérios rigorosos de sustentabilidade. Posto isto, a associação desaprova a introdução de centrais fotovoltaicas de grandes dimensões, junto de localidades, em espaços florestais de conservação e produção.
Quer na RAN (reserva agrícola nacional), quer na REN (reserva ecológica nacional) defende-se a não implantação/remoção dessas centrais, uma vez que estas políticas de ordenamento do território nacional foram concebidas a fim de salvaguardar o equilíbrio ecológico, a paisagem e os níveis económicos, sociais e culturais.
Na minha opinião, é crucial preservar-se este recurso natural, sendo para isso imprescindível a elaboração de um detalhado planeamento do solo agrícola, em prol de se atingir o seu melhor proveito sem prejudicar outros parâmetros, tais como, por exemplo, a qualidade de vida das populações.
Inês Mendes, 12 - 11F
Nota: Ouvir as explicações presentes nos quatro registos áudio relativos à entrevista efetuada a Domingos Patacho (dirigente da organização ambientalista Quercus, Coordenador das Áreas de Floresta).
Sem comentários:
Enviar um comentário