Views

quinta-feira, 5 de maio de 2022

 

Agricultura em Portugal perdeu meio milhão de trabalhadores na última década INFO >>



Nos últimos 30 e 10 anos, a riqueza proveniente da agricultura e a mão-de-obra utilizada, decresceram, respetivamente para metade e meio milhão de trabalhadores e quase um milhão desde o final dos anos 80.

Assim, apesar de em 2021 a agricultura ter gerado mais 3,5 mil milhões de euros, os anos de seca e a pandemia determinaram um retrocesso no PIB, passando de 3,7% na década de 90 do séc passado para 1,6% em 2021.

As pastagens permanentes ocuparam parte da SAU das áreas de cultivo, as hortas familiares reduziram e assistiu-se a uma diminuição de explorações agrícolas, espaço em muito “anexado” pelas de média e maior dimensão.

O olival é o que passou a ocupar a maior parte do território em vez dos cereais, seguindo-se a vinha, ou seja, as culturas permanentes prevalecem relativamente às arvenses.

Maria do Céu Antunes (ministra da Agricultura e Alimentação no XXIII Governo Constitucional) justifica que “há menos necessidade de mão de obra porque há industrialização”.

Diz ainda que o setor é agora mais atrativo para jovens agricultores, mas o salário médio de 823 euros está a mais de 20% abaixo do de um trabalhador por conta de outrem.

José Carlos Costa





Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...