Views

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

 

Um olhar geográfico sobre a exposição de

Educação Visual 

No rés do chão do edifício principal (A5) da sede do Agrupamento, bem como no mesmo piso do bloco A2, decorre uma exposição de trabalhos de Educação Visual das turmas do 9.º ano A a D da prof.ª Maria Monteiro, com o tema “Representação de um espaço exterior em perspetiva cónica”.

Enquanto a visualizava, fui-me apercebendo da ligação óbvia com alguns aspetos urbanísticos, nomeadamente, a ocupação/uso do solo vs. a intensidade de concentração, a tipologia de edifícios vs. altura, a área funcional vs. função urbana, o enquadramento do traçado das infraestruturas viárias vs. organização do espaço urbano, as marcas históricas da evolução dos espaços urbanos e a integração de edifícios numa envolvente verde.

Ocupação/uso do solo vs. intensidade de concentração

As áreas urbanas são espaços terrestres de construção massificada de edifícios (residenciais, industriais e terciários) e infraestruturas, definindo uma continua ocupação.  

 

Tipologia de edifícios vs. altura

        A procura crescente das áreas urbanas ditou uma competição pelo espaço, encontrando na construção em altura uma forma de permitir alocar mais pessoas e atividades económicas. Assim, a diversidade de edifícios está muito associada à função para o qual os mesmos foram construídos/licenciados, correspondendo-lhe a respetiva licença de utilização passada pela câmara municipal.

 

Área funcional vs. função urbana

       Na expansão das áreas urbanas, mercê da renda locativa, acabaram por se organizar por áreas funcionais homogéneas, nomeadamente, terciária, residencial (classe alta, média e baixa) e industrial, ditando imagens diferenciadas do espaço urbano, bem como, distâncias em relação ao centro (baixa - CBD).




As marcas históricas da evolução dos espaços urbanos

      No processo de expansão urbana, são visíveis marcas da sua evolução, tanto no traçado da(s) rede(s) de circulação como no edificado, podendo destacar-se neste, a construção emblemática de monumentos.




Integração de edifícios numa envolvente verde

        No espaço urbano a área verde é vital, pelo que é parte integrante, quer em áreas significativas (jardins e parques), como na envolvente dos edifícios.



                                                                                                                                José Carlos Costa


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...