Views

terça-feira, 26 de novembro de 2024

 TCE denuncia: “a atual Política Agrícola Comum falhou os seus objetivos ambientais”(INFO 1 >>)

Fonte: tempo.pt

Dada como a primeira grande área de intervenção comunitária na história da União Europeia, a Política Agrícola Comum (PAC) tem como um dos seus objetivos atuais a ecocondicionalidade agrícola (INFO 2 >>), ou seja, o cumprimento dos objetivos de proteção ambiental/biodiversidade e da ação climática, previstos nas metas da neutralidade carbónica, área que foi alvo de críticas na última auditoria do Tribunal de Contas Europeu (TCE - INFO 3 >>).

Segundo a auditoria realizada no mês de outubro aos PEPAC (Plano Estratégico da PAC - INFO 4 >> e INFO 5 >>) dos 27 países que constituem a UE, o TCE aponta falhas nos objetivos delineados na última reforma da PAC (2021-2027), ainda que constate uma evolução positiva na prioridade às políticas ambientalistas, porém insuficientes.

As críticas estão em torno da falta de ambição na adoção de políticas ambientais de longo prazo nos PEPAC que, segundo o TCE “não estão próximos dos objetivos e metas do Pacto Ecológico Europeu”, denunciando ainda os principais problemas relacionados com a conclusão tirada pela auditoria: o facto das metas não constarem na legislação da reforma da PAC, a carência de elementos de avaliação do desempenho ecológico das políticas a implementar, a falta de garantia da execução dos planos ambientais, em parte devido à sua dependência de ações externas à política comunitária, e a fraca contemplação de práticas fundamentais para a ação climática.

Na auditoria também constam algumas recomendações do TCE, enquanto políticas ambientais a adotar pela Comissão Europeia, entre as quais a rotação de culturas para melhorar a qualidade dos solos, medida atualmente facultativa, e um maior reforço contributivo das PEPAC no Pacto Ecológico Europeu.

Na minha opinião, os problemas apontados pela auditoria do TCE refletem uma realidade de políticas ambientais insuficientes no contexto do Pacto Ecológico Europeu e na redução das emissões dos gases de efeitos de estufa (GEE), sabendo que a agricultura representa 13,1% das suas emissões a nível europeu. Devem ser adotadas políticas agrícolas que conduzam à neutralidade carbónica, implicando maiores contribuições do orçamento da PAC, seja pela implementação de políticas, ou pelo pagamento de subsídios aos agricultores para as suportarem, bem como o cumprimento de metas mais ambiciosas, de forma prioritária, independentemente das manifestações, como foram exemplo, dos agricultores no primeiro trimestre de 2024, que obrigaram a Comissão Europeia a aligeirar os efeitos das políticas previstas na 5.ª Geração da PAC (2021-2027 - INFO 6 >>). A causa ambiental não pode ser desvalorizada pelo facto de ter repercussões a médio e longo prazo, com a capacidade de afetar o modo de vida das gerações vindouras.

Instalações do TCE no Kirchberg, Luxemburgo.
(Fonte: op.europa.eu)

Francisco Rocha (07 - 11G)

José Carlos Costa

terça-feira, 19 de novembro de 2024

 Geografia, curiosidades (3)!

A Terra, como se pode imaginar, apresenta imensas curiosidades e mistérios geográficos e geológicos. Vamos neste espaço apresentar alguns deles.

1. Primeiro território a desaparecer com o aquecimento global

Fonte: pt.wikipedia.org/

    Simon Kofe à COP 26 (05.12.2021) Ministro de Relações Exteriores de Tuvalu - "Estamos afundando, mas a mesma coisa está acontecendo com todos" - Fonte: https://www.bbc.com

     Com todas as conversas sobre o aquecimento global e o aumento do nível médio das águas do mar, Tuvalu (Polinésia, Oceânia), formado por um grupo de nove ilhas e atóis ( ex - Ilhas Elliceno), no oceano Pacífico, é o primeiro território a ficar submerso pela problemática do aquecimento global.

 Naomi Maheu fez uma reconstrução em 3D de Funafutia capital de Tuvalu, ilustrando quais áreas podem ser inundadas no futuro, dependendo de diferentes cenários de elevação do nível do mar - Fonte: https://agenciajovem.org/

2. País com mais lagos no mundo

                                                                          Fonte: pt.wikipedia.org/

     O Canadá tem mais de dois milhões de lagos (alguns compartilhados com os E.U.A), que representam 9% do território deste país norte americano. Sendo assim, 60% de todos os lagos de água doce do mundo estão no Canadá, acrescendo a água nas neves e gelos permanentes das Montanhas Rochosas canadenses e Costeiras. (INFO 1 >>)

Fonte: pt.wikipedia.org/

     A região nordeste da América do Norte, tem um sistema de lagos que drenam no oceano Atlântico, ou seja, o maior sistema de lagos interligados do mundo, denominado sistema dos Grandes Lagos ou Grandes Lagos da América do Norte, concretamente, Huron (59 600 km²), Michigan (58 030 km²), Ontário (128 000 km²) e Erie (25 745 km²).

3. Produz a maior parte do oxigénio terrestre do mundo

Fonte: pt.wikipedia.org/

    A Sibéria (em russo: Сибирь) (INFO 2 >>) (INFO 3 >>é uma extensa região geográfica, constituindo todo o norte da Ásia, desde os Montes Urais, a oeste, até ao Oceano Pacífico, a leste. Detém aproximadamente 25% das florestas do mundo, que abrangem uma área maior do que a dos E.U.A continental, tornando a Rússia o maior conversor de dióxido de carbono (CO2) em compostos respiráveis, por via da sua floresta de Taiga (Coníferas ou Boreal). (INFO 4 >>)

Fonte: mundoeducacao.uol.com.br

4. Quase totalmente coberto de selva

Fonte: pt.wikipedia.org/; www.google.com



Fonte: bearleaders.com
     Com 91% de suas terras cobertas pela selva, os cerca de meio milhão de residentes do Suriname vivem principalmente ao longo da costa, região próxima a capital, Paramaribo. Apenas 5% da população, principalmente indígenas (Wayana) (INFO 5 >>), vive no interior do país.

5. Quando uma cascata se torna uma firefall

Fonte:  in melhoresdestinos.com.br

      Localizada no vale Yosemite (Serra Nevada da Califórnia, E.U.A), Horsetail Falls ou Cascata Rabo de Cavalo é uma queda de água formada ao longo duma escarpa/penhasco de basalto colunar dentro do desfiladeiro de Oneonta. O Sol poente, a meados de fevereiro, ao iluminar a superfície, num determinado ângulo de incidência e com a atmosfera clara, gera uma ilusão de ótica de um rio de lava precipitando-se no abismo.

   
Fonte: youtube.com

6. O Olho Azul da Sibéria ou a Pérola da Ásia



Fontes: facebook.com - Laboratório de Paleoimnologia, UNAM; pt.wikipedia.org;  donnedimontagna.com; pixabay.com

      Lago Baikal, com superfície de 31 500 km² (636 km de comprimento 80 de largura), está localizado no sul da Sibéria (Rússia), teve origem tectónica (afastamento, que persiste, da placa Eurasiática e a microplaca de Amur (INFO 6 >>), há pelo menos 25 milhões de anos, apresenta águas muito transparentes (visibilidade de Secchi até 50 m INFO 7 >>) e é reconhecido como o maior dos lagos de água doce (que ultrapassa o somatório do sistema dos Grandes Lagos norte americanos) e o mais profundo do mundocom profundidade média de 630 m e máxima de 1.680 m (quase 14 campos de futebol, duas vezes a altura do Burj Khalifa INFO 8 >>).

7.  A ponte marítima mais longa do mundo




Fontes: pt.wikipedia.org; checkerboardhill.com; macaubusiness.com; mechanical-engineering.com

       A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (em chinês: 港珠澳大橋) é a ponte marítima mais extensa do mundo, pois tem uma extensão de 55 km (com a estrutura principal a medir 29,6 km).Tendo demorado 9 anos na sua construção, para além de uma estrutura secundária, conta também com um túnel subaquático de 6,7 km. Estas estruturas estão ligadas a duas ilhas artificiais, ligando nove cidades chinesas no delta do rio das Pérolas, INFO 9 >> e as duas regiões administrativas especiais do país: Hong Kong e Macau. A viagem passou a demorar 45min. enquanto antes, por balsa ou carro seria de 60 a 70 min. e mais de 4 horas, respetivamente.

 
Fonte: youtube.com

  8.  Praia Vermelha de Panjin




Fonte: Fonte: bing.com; nit.pt; thetravellightworld.blogs.sapo.pt; otasdeviagem.com.br

       Localizada na baía de Bohai (INFO 10 >>), a praia vermelha (reserva natural), localizada no maior pântano de juncos do mundo, no delta de Liaohe, a 30km para sudoeste de Panjin, a 60km de Pequim (China), sendo perfeita para ecoturismo, é famosa pela sua paisagem caracterizada por sua coloração. O solo alcalino-salino permite, a partir de julho a outubro, que a praia seja coberta por um tipo de alga marinha (Suaeda salsa) que fica vermelha (pela absorção de elevados níveis de solução salina) no outono. Inclui mais de 260 espécies de pássaros e cerca de 400 de animais selvagens. 

9.  Piscina do Diabo

       As Cataratas de Vitória (Zâmbia - Zimbabué) no rio Zambeze (INFO 11 >>), por si só são um dos maiores fenómenos naturais do mundo, pois têm mais de 1,5km de largura e uma altura média de 128m de queda de água. Contudo, no período estival/seca do hemisfério sul, é possível abeirar-se da queda num determinado local, entrando na, popularmente denominada Piscina do Diabo.
Fonte: youtube.com e safari365.com
Fonte: safari365.com
Fonte: viajeros360.com e youtube.com

10.  O deserto mais seco e árido do mundo ... mas que floresce!

  
Fontes:  pt.wikipedia.org  e fuigosteitrips.com.br

       O Deserto do Atacama, localizado na América do Sul, com 105 000 km2, ocupa territórios de quatro países, Chile, Bolívia, Peru e Argentina e, de facto é o espaço do nosso planeta mais seco e árido, tendo obviamente um clima desértico quente. São diversos os fatores (INFO 12 >>) que o justificam, contudo os mais marcantes serão a altitude a que se encontra (alguns locais ficam a mais de 5 000 m), agravada pela presença da cordilheira dos Andes a oeste que funciona como barreira à circulação da humidade oriunda da floresta amazónica. Ambos contribuem em muito para o Atacama ser o espaço da superfície terrestre onde menos chove.
        Mas, apesar dos solos serem muito salinos (percebendo-se a presença de diversas lagoas com elevado teor de sal) e dificultar a retenção das águas da precipitação, quando chove no inverno altiplânico (INFO 13 >>), o Atacama floresce!

Fontes: publico.pt; tempo.com; exame.com e likechile.com
José Carlos Costa


terça-feira, 12 de novembro de 2024


Solidariedade para um Mundo Verde (COP29) 
"Caminho para a ruína"(INFO 1 >>)

 
Fonte: climate-chance.org e pt.wikipedia.org

Mensagem de Simon Stiell (Executive Secretary UN Climate Change) 
 (Fonte: https://unfccc.int/cop29/about-cop29)

        Com o objetivo de alargar os pactos conseguidos no acordo de Paris, COP21 - 2015 (INFO 2 >>) no sentido de promover a colaboração internacional para a transição energética, inicia-se hoje, até 22 do corrente mês, no Estádio Olímpico de Baku, Azerbaijão (INFO 3 >>)mais uma Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, mais conhecida como COP29, com o lema "Solidariedade para um Mundo Verde". Estedestaca a urgência de uma vontade real política no sentido da transição energética (INFO 4 >>) e da importância da cooperação entre os países para acelerar esse processo.
                                                                                                                                                        José Carlos Costa






 

O Alfa Pendular, 25 anos de serviço comercial     INFO 1 >> Fontes: viajedetrem.blogspot.com e  Fonte: Nuno Morão, trainspo.com Enqu...