Views

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Geografia, curiosidades (4)!

Fronteiras curiosas pelo mundo
Existe alguma indefinição quanto ao número de países, pois depende muito de quem o conta (INFO 1 >>), por exemplo:
-  ONU,193 países-membros, sendo estados com reconhecimento diplomático amplo e acresce a presença de 2 estados observadores, a Santa Sé e o Estado da Palestina, que têm um status especial; 
Comité Olímpico Internacional, 206 nações são reconhecidos, como o caso de Kosovo;
- FIFA, tem 211 membros, que incluem territórios dependentes e os quatro países constituintes do Reino Unido. 

Mas, com tantos territórios não é difícil encontrar situações de traçado que podemos considerar algo estranhas. Nesta publicação pretende-se dar conhecimento de 10 dessas situações.

  1. Saint-Martin (França) e Sint Marteen (Países Baixos) INFO 2 >> INFO 3 >> INFO 4 >>

Fonte: deferias.pt e pt.wikipedia.org

       A ilha de São Martinho, descoberta por Cristóvão Colombo (1493), fica localizada no NE das Caraíbas (INFO 5 >>), a 240km de Porto Rico (INFO 6 >>), sendo compartilhada por dois países europeus, França (2007) e ao Reino dos Países Baixos (2010), no primeiro, a parte norte constitui uma coletividade ultramarina, onde se usa o euro (INFO 7 >>) e no segundo, na parte sul, um território autónomo, a moeda utilizada é o florim das Antilhas Neerlandesas (INFO 8 >>). Uma particularidade "...Alguns vivem de um lado e vão à escola ou trabalhar no outro lado."

 2. Peñon de Vélez de la Gomera (Espanha) INFO 9 >>


Fonte: pt.wikipedia.org

       A Espanha tem diversos territórios extensos no norte de África, como Ceuta e Melila, mas não abdica de outros bem mais reduzidos, como uma pequena península (2ha) com fins unicamente militares, Peñon de Vélez de la Gomera, com uma área de 19.000 m², é uma pequena praça, ligada após terramoto de 1934, por um tômbolo (istmo arenoso) de 85 m. de comprimento, sendo assim a menor fronteira do mundo, entre Espanha e Marrocos.

Fonte: youtube.com

3. Bir Tawil (terra nullius) INFO 10 >>

Fonte: tempo.pt
Territórios reivindicados pelo: amarelo - Egipto, azul - Sudão, verde - ambos, branco - nenhum
Fonte: pt.wikipedia.org

      Bir Tawil é um enclave (trapézio) inabitado entre o Egito e o Sudão, com uma área de 2 060 km² que não é pertença de ninguém, resultante de desacerto entre as fronteiras política direta (1899), Egito, e administrativa irregular (1902), Sudão. Assim, sendo um espaço habitável, embora com alguns episódios rocambolescos de tentativas de conquista e coroas autoproclamadas (INFO 11 >>), não é reclamado por nenhum governo reconhecido internacionalmente. INFO 12 >> INFO 13 >>

Fonte: pt.wikipedia.org


Fonte: tempo.pt e aventurasnahistoria.com.br

       No meio do deserto de Núbia (INFO 14 >>)é um espaço inóspito, árido (com vastas extensões de areia), de temperaturas extremas, sem recursos naturais atrativos, sem estradas, sem acesso ao mar e sem população permanente.

4. Marco (Portugal) e El Marco (Espanha) INFO 15 >> INFO 16 >>

 
Fonte: 
pt.wikipedia.org e lisboasecreta.com

       Localizada nas margens da ribeira de Abrilongo (INFO 17 >>), Marco é uma aldeia raiana alentejana (integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede INFO 18 >>), onde no meio da povoação se encontra o marco fronteiriço 713B (INFO 19 >>e uma ponte pedonal de madeira (INFO 20 >>), internacional mais curta do mundo, que liga com La Codosera (INFO 21 >>).

 
Fonte: youtube.com

5. Baarle-Nassau (Países Baixos) e Baarle-Hertog (Bélgica) INFO 22 >>

 
Fonte: depositphotos.com,  
bbc.com, pt.wikipedia.org e globo.com

       A fronteira (marcada na cidade com cruzes brancas) é complexa e remonta à Idade Média, séc XI (com lotes de terra divididos pelas famílias aristocratas locais, duques de Brabante e Nassau - INFO 23 >> INFO 24 >>) e reforçada em 1831 com a separação da Bélgica dos Países Baixos. Neste espaço, onde muitas casas (que para além do n.º de polícia na porta principal, tem uma bandeira) são "divididas" pelo traçado da fronteira (obrigando a que tenha duas moradas, uma belga e outra neerlandesa), é muito fácil que as ações do quotidiano se dividam facilmente entre os dois países. Assim, um simples lanche pode implicar que as pessoas se sentem em lados opostos da fronteira.

        Fonte: youtube.com

6Monte Atos (Grécia) INFO 25 >> INFO 26 >> 

         
Fonte:
pt.wikipedia.org

       É um território montanhoso e peninsular (Calcídica), localizado no norte da Grécia, na região da Macedónia Central (INFO 27 >>), banhado pelo mar Egeu, onde se insere o Estado Monástico Autónomo da Montanha Sagrada (Igreja Ortodoxa grega), consagrado à Virgem Maria.

      Embora espaço dependente da Grécia, com vinte mosteiros (onde vivem cerca de 1500 monges ortodoxos), onde cada um elege o seu superior, que tem assento na Santa Assembleia, com poder legislativo, tendo assim regras próprias, por exemplo, no controlo da circulação de pessoas.

     O acesso único ao território é marítimo, as mulheres e animais fêmeas (apenas aves e gatos para combate de pragas) não podem entrar (INFO 28 >>e os homens necessitam de vistos especiais para o fazer, sendo cedido, diariamente, a 10% dos visitantes não ortodoxos e, onde as tradições bizantinas permanecem quase inalteradas, um exemplo disso é as 00:00 coincidirem sempre com a hora do pôr-do-sol, pelo que é necessário acertar os relógios todos os dias, ou seja, "hora bizantina".

    
Fonte: youtube.com  

7Attari (Índia) e Wagah (Paquistão) INFO 29 >> INFO 30 >>

Localização de Attari e Wagah, suas estações ferroviárias e a passagem de fronteira de Wagah. No canto superior, a localização das aldeias entre as cidades de Lahore e Amritsar.



Fonte: 
pt.wikipedia.org

      A particularidade a divulgar relaciona-se com a cerimónia efetuada diariamente antes do por do sol, onde militares do exército (com compleição física robusta e de peculiares bigodes, requisito) dos dois países executam uma coreografia ameaçadora peculiar de força, que culmina com o recolher (arriar) das respetivas bandeiras.

Fonte: youtube.com  

    O evento diário é assistido, de cada lado da fronteira, por milhares de pessoas em bancadas especialmente construídas para o efeito, onde se procura representar a possibilidade de cooperação, num contexto de intensa rivalidade entre os dois países.


Fonte: pt.wikipedia.org  

8Ilhas Diomede (EUA) e Gvozdev (RússiaINFO 31 >> INFO 32 >>





Fonte: 
pt.wikipedia.org e casavogue.globo.com

      Localizadas no hemisfério norte, estreito de Bering  (INFO 33 >>), que liga os oceanos Pacífico e Ártico (mares de Bering e Chukchi, respetivamente), temos as  ilhas rochosas vulcânica Diomede Grande (Ratmanov, apenas com uma base militar desde o fim da IIGM e o espaço mais oriental da Rússia) e Pequena (em Inupiaq, Ignaluk ou também designada por Krusenstern, embora tenham sido descobertas por Vitus Bering, 1728em que, distando 3,8 km e 21 h de fuso horário (a linha internacional de Data INFO 34 >> passa exatamente no meio, logo serem as ilhas do ontem e do amanhã, pois na Pequena às 15h de domingo são 12h de 2.ª na Grande), ditam a separação dos EUA e da Rússia, concretamente, Alasca e Sibéria. 

      Assim, a travessia (ilegal) é possível fazer-se a pé, pois a água congela, pelo que a proximidade entre América (norte) e Ásia é muito reduzida.

Fonte: youtube.com  

9Paralelo 38 (N) - fronteira (Coreia do Norte e Coreia do Sul) INFO 35 >> INFO 36 >> INFO 37 >>




 
O Paralelo 38 na Coreia. Ao lado esquerdo situa-se a Coreia do Sul e na direita a Coreia do Norte.
Fonte: 
pt.wikipedia.org

      A denominação está associada a uma referência de rede cartográfica (INFO 38 >> ), especificamente a distância em latitude à linha do Equador (INFO 39 >>), dividindo a península coreana (INFO 40 >>). 

     O uso do paralelo 38 surgiu após a libertação da Coreia da ocupação japonesa no período da IIGM (agosto de 1945), surgindo em 1948 a fronteira entre a Coreia do Norte e a Sul. INFO 41 >> INFO 42 >>

Fonte: youtube.com  
     Em 1953, terminado o conflito entre as Coreias, definiu-se a Zona Desmilitarizada (DMZ), onde 4km as separam, numa extensão de 250km, correspondendo à fronteira de acentuada tensão e das mais bem guardada do mundo, com milhares de militares e muitas barreiras física e tecnológicas, pois apesar de ter sido assinado um armistício, na realidade a guerra persiste. INFO 43 >>
           O único espaço onde os soldados estão permanentemente frente a frente é na Área de Segurança Conjunta (JSA), Panmunjom, também conhecida por "Aldeia da Trégua". (INFO 44 >>)


 
Fonte: pt.wikipedia.org e bbc.com

10. Nahwa (Omã) - a boneca russa das fronteiras INFO 45 >> INFO 46 >>




Fonte: 
pt.wikipedia.org e cnnportugal.iol.pt

      O espaço em causa é um contraenclave (INFO 47 >>), oficialmente parte do emirado de Sharjah (INFO 48 >>), no Emirados Árabes Unidos (INFO 49 >>), mas a vila está num território do Sultanato de Omã, Madha (INFO 50 >>). Assim é um espaço rodeado pelos emirados de Sharjah, Fujairah e Ras al-Khaimah, surgiu no início do século passado, quando os residentes da região, questionados pelos britânicos, precisaram de jurar lealdade ao sultão de Omã ou aos governantes de Sharjah.

Fonte: reddit.com  

Geografia, curiosidades  (4) ! Fronteiras curiosas pelo mundo Fonte: www.nationalgeographic.pt e etsy.com Existe alguma indefinição quanto a...