Views

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

 O impacto dos fertilizantes agrícolas >>INFO

Fonte: Lusa In visão.sapo.pt

A associação ambientalista Zero afirmou que a poluição do solo e da água tem vindo a aumentar, agravada pela prática intensiva da agricultura. Esta situação acontece pela utilização de fertilizantes minerais, como azoto e fósforo, na agricultura em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o país tem vindo a aumentar o uso destes fertilizantes, criando uma maior dependência de matérias-primas não renováveis, apesar de o aumento ser mais significativo na União Europeia.

A Zero alerta que a elevada presença de azoto no solo interfere negativamente na circulação da água, bem como, com a emissão de amoníaco e óxido nitroso, influi mais no efeito de estufa do que o CO2. Já o fósforo pode ser responsável por eutrofização das águas.

Igualmente, concluiu que grande parte dos resíduos orgânicos domésticos acaba no aterro, e estimou que são desperdiçados milhões de euros em nutrientes, que poderiam ser devolvidos aos sistemas agrícolas. Esta associação, pretende que o país faça uma “modernização sustentável da produção alimentar”, eliminando a utilização exagerada dos minerais químicos que são uma das causas para o aumento da poluição.

Na minha opinião, a agricultura intensiva apesar de ser vantajosa a nível económico, pois ajuda na competitividade dos mercados e na balança comercial, não deixa de criar diversos problemas ambientais, como por exemplo, a diminuição da biodiversidade e o empobrecimento dos solos. Assim, defendo que estes problemas têm de ser travados por políticas de sustentabilidade para que Portugal obtenha um decréscimo da poluição causada pelo uso excessivo de fertilizantes químicos.

                                                                                             Catarina Azevedo, 05 - 11E1

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...