Views

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Dinamizar o blogue vs. âmbitos de abordagem

Fonte: Giphy. com

O Geoatualidades de lá e de cá surge da necessidade de criar um espaço demonstrativo do carácter utilitário das temáticas geográficas abordadas em espaço escolar e os ecos sentidos no diário das populações.

Torna-se assim importante articular estes contextos e, nesse sentido, direcionar os alunos para uma observação atenta do que a imprensa escrita reporta sobre temáticas abordadas em sala de aula.

Da leitura das diversas notícias e reflexão sobre as mesmas, estabelecem-se reforços do saber temático, maturando-se ideias e conhecimentos, bem como, explorando-se mais um canal de aprendizagem, se desenvolvem competências de pesquisa, neste caso em contexto TIC.

O desafio do projeto passa por tentar estreitar a relação espaço aula e a realidade noticiosa, aproximando os alunos de um contexto pouco explorado, ao mesmo tempo que se valida uma ação mais prática e interventiva, onde cada um, se esforça em deixar, com o seu contributo, um caminho a seguir, designadamente, ser um agente informativo ativo.

A realidade noticiosa é um importante meio de correlação de informações que, baseada na verdade, sabemos ser um excelente espaço de ensino e aprendizagem e à qual se deve recorrer para, na prática diária, se concretizar os ensinamentos e coadjuvar as aprendizagens.

Este é o desafio inicial do Projeto e para o qual se esperam os contributos.

Porém, numa segunda linha de atuação, neste blogue, embora tenha a sua ação centrada no grupo disciplinar 420 - Geografia, é um espaço onde se equacionam contributos múltiplos, visando a ação dos professores/alunos que trabalhem com âmbitos geográficospelo que, pretendendo-se uma dinâmica colaborativa alargada, poderão fazer chegar as suas propostas através do seguinte endereço eletrónico geoatualidades@aescas.net .

José Carlos Costa (Coordenador do Projeto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...