Views

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Equiano. Cabo submarino da Google chega a Portugal e vai 

ligar o país à África do Sul INFO >>


Fonte: pplware.sapo.pt e insider.dn.pt

Enquanto infraestrutura de conectividade, vinte vezes mais rápida até à data, entre os dois países em causa, chegou a Portugal um cabo submarino de fibra ótica Equiano (nome escolhido para homenagear o escritor nigeriano Olaudah Equiano, que foi escravizado em criança), mais concretamente a Sesimbra, ligando o país à África do Sul, tendo outras conexões, nomeadamente no Gana, Nigéria, Namíbia e ilha de Rupert’s Bay (Sta Helena, Reino Unido, Atlântico Sul).

A estrutura tem 19 cabos, unindo 32 regiões e 97 lugares, incluindo Portugal e a rede tem cerca de 15 mil kms, bem como, percorre a costa ocidental africana, com um contrato de 25 anos, procurando «… ligar digitalmente ilhas, países e continentes.»

Os governantes portugueses afirmam que, face à posição geográfica periférica do país no contexto europeu, este é um nó de ligação com os outros continentes, tendo «… então “a posição global na ligação às novas autoestradas do século XXI: a ligação submarina”», pelo que, percebendo-se o «…potencial da União Europeia ser “um hub global de dados … somos centrais no quadro atlântico”», logo, considera-se que ainda temos uma “oportunidade” de sermos a «porta de entrada» neste negócio, logo, estes cabos são uma enorme “oportunidade para a digitalização” e uma mais valia, por exemplo no teletrabalho. .

O country manager da Google em Portugal, numa alusão à viagem de Bartolomeu Dias (Cabo das Tormentas), disse que este percurso, com diversos percalços, efetuou-se durante, aproximadamente, em dois anos. Igualmente, destacou que «… esta nova centralidade … e outros cabos trazem para Portugal … investimentos estruturantes, [pelo] que a Google aposta também na criação de empregos, apoio à transição digital, às artes e cultura e ao empreendedorismo do país», podendo reforçar o PIB anual português em 500 milhões de euros.

Na minha opinião, este cabo submarino de fibra ótica é vantajoso pois contém uma grande capacidade de carga de volume de tráfego, com melhor som e melhor imagem. Este promove uma maior eficácia das comunicações entre Portugal e África do Sul, possibilitando tanto aos portugueses como aos sul-africanos a troca de informações mais rapidamente. Para Portugal, a chegada deste cabo é importante também a nível económico, pois irá trazer investimentos significativos para o país, sendo reforçado mais uma vez a sua posição geográfica no contexto de ligação com os outros continentes.

 Catarina Azevedo,  5 - 11E1

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...