Views

domingo, 21 de novembro de 2021

Grande parte da floresta portuguesa está nas mãos de proprietários privados INFO>>

                  

        “Não damos valor àquilo que a natureza nos dá e aquilo que ela produz”, afirma Joaquim Borges, um proprietário que vive e trabalha no montado alentejano. Tal como a sua propriedade, 97% dos espaços florestais portuguesas são propriedades privadas, assim, apenas 3% não estão na mão de privados.

Tiago Oliveira, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, esclarece que a floresta atualmente existente tem que ser gerida de uma forma diferente, mais ativa, com maior frequência de limpeza das matas e dar rendimento ao proprietário para estes investirem.

         Os dados do ICNF, entre 1990 e 2020, indicam que os incêndios percorreram 3,9 milhões de hectares de vegetação, revelando ser mais do que toda a área atual de povoamentos florestais (3,2 milhões ha).

            As três maiores culturas da floresta portuguesa são, nomeadamente, o Eucalipto (845 mil ha), o Sobreiro (720 mil ha) e o Pinheiro bravo (713 mil ha), sendo a primeira, a que mais facilmente propaga os incêndios florestais em Portugal.

No contexto da notícia é ainda levantada uma problemática de que, apesar do país arder de uma forma menos frequente, se não existir limpeza de matas, quando ocorrerem incêndios, irá ser de um modo mais violento.

Ainda na peça visualizada, Francisco Ferreira, Associação Ambientalista Zero, afirma que o grande dilema que Portugal enfrenta é a lentidão sentida no desenvolvimento de uma floresta com uma área maior e com espécies mais diversificadas. Contudo, através do programa europeu REACT-EU – Resiliência dos Territórios face ao Risco, o governo português anunciou que irão ser investidos 45 milhões de euros para florestar o país até ao fim do ano 2023.

       Na minha opinião, é importante uma maior vigilância e limpeza das matas para que não aconteçam desastres que destruam parte da floresta portuguesa e com isso, ocorram perdas de vidas humanas e de biodiversidade, de recursos naturais de elevada importância socioeconómica, edifícios e infraestruturas. O programa REACT-EU é bastante importante, pois investir na floresta portuguesa nunca é demais, contudo, se forem plantados eucaliptos ou pinheiros, devido à sua importância economia e rápido crescimento, os riscos associados aos incêndios originarão um evidente desperdício de dinheiro, pois as problemáticas continuaram a existir. Sendo assim, devem ser implementadas medidas, como a redução gradual e o correto ordenamento florestal das monoculturas de eucalipto ou de resinosas como o Pinus pinaster.

 Leonor Silva, 13 - 11E1

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...