Views

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

O EQUINÓCIO DE OUTONO DO HN OCORRE NA MADRUGADA DE 23 DE SETEMBRO.

Fonte: google.com e pixabay.com

          Equinócio é o momento no qual o Sol, enquanto movimento anual aparente, passa a linha do Equador, deslocando-se em direção ao Trópico de Capricórnio. 

            De origem latina, a palavra significa “noite igual ao dia”, porém, embora em qualquer livro, revista ou manual escolar se refira por definição, que nos equinócios o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas), tal generalização acaba por ser um mito, pois de facto existem sempre diferença de alguns minutos entre o período diurno e noturno, bastando para tal pesquisar o horário de nascer e pôr do sol.

     Uma coisa é certa, no hemisfério norte começa o outono, mas no sul, a primavera. Assim, para o HN encurtam os dias naturais e para o HS, alongam-se. No nosso caso progride o período de arrefecimento, pois a noite vai-se tornando, gradualmente, maior.

       Sabe que existe um outono astrológico e um outono meteorológico? Esta e outras curiosidades podem ser lidas na notícia que se segue:

Equinócio de outono é esta madrugada: perguntas e respostas fascinantes sobre o fenómeno. INFO>>

Fonte: cnnportugal.iol.pt

José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril (50 anos)  INFO >> Fonte: pngtree.com Hino "O Governo do Povo" de Bruno Pernadas, com Orquestra Geração Fonte: ...