Views

quarta-feira, 17 de abril de 2024

 O aeroporto de Francisco Sá Carneiro foi de novo considerado o melhor da Europa 

INFO 1 >>    INFO 2 >>    INFO 3 >>

A Airport Council International (ACI) elegeu três dos 70 aeroportos da rede VINCI Airports (INFO 4 >>) como “(…) os melhores aeroportos do mundo na sua categoria (5 a 15 milhões de passageiros) pela qualidade do serviço prestado (...), ou seja, Francisco Sá Carneiro (Pedras Rubras, Porto), Nikola Tesla (Belgrado, Sérvia) e Liberia Guanacaste (Costa Rica), os dois primeiros europeus e o terceiro, centro-americano, com os códigos IATA (INFO 5 >> - INFO 6 >>), respetivamente, OPO, BEG e LIR.

Fonte:  vinci-airports.com

OPO (INFO 7 >>)                       BEG (INFO 8 >>)                      LIR (INFO 9 >>)

O aeroporto de Francisco Sá Carneiro foi reeleito como melhor aeroporto europeu devido a conseguir atender aos desafios colocados e pela qualidade do seu serviço. Foi o 17.º prêmio que o aeroporto do porto recebeu da ACI nesta categoria, tendo recebido o primeiro em 2006.

 
Fontes: turistaprofissional.com e mota-engil.pt

Em 2023 ultrapassou os 15 milhões de passageiros e, mesmo assim, conseguiu atender com qualidade, por isso recebeu de novo o prémio da ACI tendo por base a opinião dos passageiros que por ele passam.

                                          Aeroporto do Porto                               Novas áreas comerciais

 

      Self-Connecting Friendly Airport                        Experiência Biométrica

(Fonte: YouTube.com)

Como particularidade, a designação do aeroporto, outrora Pedras Rubras, passa em 1990 para a denominação atual, aquando da inauguração de uma nova aerogare com capacidade para 3 milhões de passageiros/ano, homenageando o 109.º primeiro-ministro (nascido em Santo Ildefonso, Porto e falecido a 4 de dezembro de 1980, num desastre de aviação em Camarate, Loures), advogado e líder do Partido Popular Democrático/Partido Social Democrata.

Fonte: wikipedia.org

   Luciana Ferreira, 11 - 11G
Martina Rodrigues, 13 - 11G
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segundo satélite português lançado para o espaço INFO 1>>     INFO 2>> Portugal através da Agência Espacial Europeia (ESA - Eu...