Views

quarta-feira, 22 de junho de 2022

 Início do Verão às 10:14 do dia 21 de junho (3.ª feira) INFO >>

Fonte: radiocampanario.com

Ontem, foi o dia mais longo do ano no nosso hemisfério e o mais curto na parte sul do planeta. Assim, se do nosso lado temos a chegada do calor, do outro, intensifica-se o frio.

São diversas as curiosidades que podem ser associadas a este fenómeno, designadamente, por exemplo:

     - embora persista um dia natural maior do que a noite, a partir de hoje, o dia natural começa gradualmente a diminuir;

     - o solstício (que ocorre duas vezes no ano) é o momento em que um dos pólos da Terra alcança a sua inclinação máxima em direção ao sol e o momento em que este (no seu movimento anual aparente), incide verticalmente num dos trópicos, ou seja, hoje, o astro que nos aquece/ilumina, “iniciou a sua deslocação em direção ao Sul”.

     - o monumento de Stonehenge (Inglaterra), com cerca de quatro mil anos, recebe milhares de visitantes neste dia, pois, construído para se observar os solstícios, o sol nasce mesmo por cima das pedras, propiciando um fabuloso espetáculo;

    - no mundo, ocorrem diversos eventos pagãos ou religiosos associados à data/época, como exemplos, temos o Midsommarstång na Suécia (com muita comida tradicional, danças e jogos), na Letónia (uso de coroas de flores nas festas à volta da fogueira, que perdura pela noite fora) e na Índia (onde neste dia são realizadas sessões de ioga em massa em todo o país).

José Carlos Costa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Equinócio de março, da primavera do hemisfério norte vs. ponto vernal  INFO >>   Fonte: wikipedia.org Recordando que acontece todos os...