O equinócio de primavera foi ontem às 21h. e 24min.
Ao longo do ano são duas as vezes onde a duração do dia natural é a mesma que a noite - os Equinócios. A tem origem no latim, significando "noite igual". A partir desta data o período de luz é maior do que o de escuridão, ou seja, os dias naturais ficam maiores do que as noites. Tal ocorre porque a trajetória do sol que visualizamos ao olhar para a atmosfera descreve um arco cada vez mais longo e mais alto, estando mais tempo acima do horizonte todos os dias indo atingir o seu máximo no solstício de verão no dia 21 de junho, pelas 15:57, (precisamente na data em que teremos o maior dia do ano e, por consequência, a noite mais curta).
Relacionado com a efeméride, divulga-se ainda que começou também a festa da Primavera no Agrupamento, estando patentes duas exposições de trabalhos de alunos: na Casa do Corim e na escola sede, no pavilhão 2. Igualmente, irá ocorrer o Concerto da Primavera (ao ar livre e com lugares sentados) no próximo dia 24 (19 h.), na Casa do Corim e
Seguindo-se a sugestão do INFO >> , divulga-se uma curta-metragem de animação "Primavera", escrito e dirigido por Andy Goralczyk, sobre uma pastorinha e o seu cão, que enfrentam espíritos ancestrais para dar continuidade ao ciclo da vida.
José Carlos Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário