Views

sexta-feira, 31 de março de 2023

 

     Sismos em Portugal!

No dia 20 de fevereiro de 2023 um sismo de 4,1 na escala de Richter foi sentido na ilha de Santa Maria (grupo oriental). O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), registou este abalo às 22:40 locais de segunda-feira, com um epicentro a cerca de 51km. a Este de Santo Espírito.
De acordo com a escala de Mercalli modificada, este sismo com intensidade III (fraco) e IV (moderado), sentiu-se dentro das habitações, sendo notória a vibração de portas, janelas e louça dentro dos armários. (INFO >>)
(Fonte: tvi.iol.pt)
Em Portugal estes fenómenos acontecem com frequência, pois localiza-se junto à fratura Açores-Gibraltar, ou seja, perto da fronteira das placas Euro-Asiática e Africana (Núbia). (INFO >>) (INFO >>)


Sismicidade registada no continente e regiões adjacentes de 63 a.C. a 2007
Adaptado de Martins e Mendes-Victor, 1990 (Fonte: spessismica.pt)

Mapa de Sismicidade do últimos 30 dias (Fonte: ipma.pt)

Modelo geodinâmico interpretativo para a colisão das Placas Euro-Asiática e Africana
 (Fonte: spessismica.pt)

Mais recentemente, outro sismo ocorreu a 23 de março, pelas 15 horas, com epicentro a 4km. Este-Nordeste de Arruda dos Vinhos (INFO >>), Alenquer e Vila Franca de Xira (Lisboa), registando o valor de 2,6 na escala de Richter e com a intensidade máxima III na escala de Mercalli.
Sismógrafo (Fonte: sicnoticias.pt)
 Vista de Vila Franca de Xira (Fonte: observador.pt)

 Lara Vieira, 21 - 10G
José Carlos Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Equinócio de março, da primavera do hemisfério norte vs. ponto vernal  INFO >>   Fonte: wikipedia.org Recordando que acontece todos os...